:
[google-translator]

Estratégias de diversificação internacional de portfólio de investimento

Estratégias de diversificação internacional de portfólio de investimento

Para investidores que buscam não apenas maior retorno sobre seus investimentos, mas também uma redução no risco de exposição a um único mercado, diversificar o portfólio de ativos além das fronteiras nacionais é uma estratégia muito útil de proteção contra instabilidades econômicas.

O mercado americano, por exemplo, é conhecido pela estabilidade econômica e variedade de setores, enquanto o mercado brasileiro opera com maior foco em commodities e serviços financeiros.

Aproveitar as características de cada mercado pode oferecer lições valiosas e oportunidades de crescimento.

Além disso, as negociações dos Estados Unidos representam mais de 50% de todo o volume do mercado financeiro mundial, um bom indicativo da cultura de investimentos do país, que resulta em mais diferenças regulatórias, de infraestrutura e tamanho, moedas e tributação com relação ao Brasil.

Em 2023, segundo relatório da B3, mais de 60% da população americana possuía alguma ação em seu portfólio, enquanto apenas 4% dos brasileiros investiram em ativos da mesma maneira.

Vantagens da Diversificação entre Mercados

1. Tamanho

O mercado americano, incluindo as bolsas NYSE e NASDAQ, possui um valor combinado superior a US$ 40 trilhões, comparado a cerca de US$ 1 trilhão da B3 no Brasil.

2. Variedade de ativos

Nos EUA, investidores têm acesso a uma ampla gama de ativos, incluindo ações, títulos, fundos mútuos, ETFs, commodities e criptomoedas, enquanto no Brasil, as opções são mais limitadas, com foco principalmente em ações e títulos de renda fixa.

3.Regulamentação

A SEC (Securities and Exchange Commission) nos EUA proporciona um ambiente regulatório mais robusto e abrangente em comparação com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Brasil, oferecendo maior proteção e estrutura para investidores.

4. Infraestrutura de mercado

Enquanto o mercado americano beneficia-se de várias bolsas e uma infraestrutura descentralizada, o Brasil centraliza suas operações na B3.

5. Taxas

Diferenças nas taxas podem impactar significativamente o retorno líquido dos investimentos. Por isso, considerar as variadas taxas de transação, renda fixa, IOF, hedge e as de administração é fundamental para planejar os reais ganhos com investimentos.

Nos EUA, taxas de transação para compra e venda de ações são geralmente mais baixas que no Brasil, mas o contexto econômico de um mercado mais estável pode trazer maior retorno financeiro.

Equilibrando risco e retorno

Investidores que diversificam seus portfólios internacionalmente alcançam um equilíbrio entre risco e retorno.

Essas empresas, com operações globais e diversificadas em vários segmentos de mercado, oferecem uma estabilidade que mitiga riscos enquanto maximiza o potencial de crescimento.

Leia também

7 de julho de 2025
Economia verde e investimentos estruturados: como antecipar tendências que devem moldar a próxima década
Opções promissoras para investir na economia verde nos próximos anos A transição para uma economia de baixo carbono já deixou de ser um movimento restrito a agendas institucionais ou compromisso...
Leia mais
3 de julho de 2025
Incertezas geopolíticas e o apetite dos investidores globais: o que isso significa para o Brasil
Como crises internacionais afetam o fluxo de capital e onde estão os riscos e oportunidades para o país É certo que incertezas geopolíticas têm um impacto direto sobre o apetite de risco dos inve...
Leia mais
19 de maio de 2025
M&A em mercados emergentes: onde estão as oportunidades reais em 2025?
Setores estratégicos e transações relevantes em regiões com alto potencial de valorização O mercado global de fusões e aquisições está passando por uma nova fase. Em 2025, os mercados emerge...
Leia mais
Upside Investment © 2025
desenvolvido com por Agência de Marketing Digital evonline Upside Investment © 2025